terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Imigrar pro Canadá - Como fazer isso atualmente?



Hello, guys! How are u?
Esse post não será curto, mas será muito esclarecedor, I promisse this!

Bom, como todos sabem (ou a maioria), esse ano o Governo Canadense implantou um novo sistema de gerenciamento de aplicações para pedido de residência, o tão odiado querido Express Entry. Já expliquei sobre o EE aqui no blog! Você pode conferir clicando aqui.

Bom, acontece que o EE teve já sua 3ª chamada, e as notas de corte tem ficado em torno de 800 pontos, ou seja, só tem selecionado aqueles candidatos que possuem job offer (isso vale 600 pontos), E qual o problema disso? O problema é que pra quem ainda está aqui na terra da Dilma, as chances de conseguir uma oferta de trabalho lá, são remotas², e com isso, passar pelo EE tá sendo bem complicado.

Dai tu me pergunta, então Adriel, como eu faço para imigrar sem uma oferta de trabalho? É possível? Well, sim, é possível! Através de estudos!!!

Atualmente, a forma que os especialistas (eu estou entre esses hein....hahahahaha - brincadeira) indicam, é imigrar através de estudos, seja uma graduação, pós graduação, mestrado ou doutorado. Vamos ver como isso funciona?

O College é normalmente a opção mais buscada, mas a explicação a seguir serve também para as demais modalidades de estudo citadas acima.

O College é uma opção que leva sim a um dos caminhos para a imigração. São cursos mais acadêmicos e mais densos. Existem colleges que partem de 1 ano de estudos. É permitido ao estudante trabalhar meio período, 20h semanais, desde o primeiro dia de aula. Nas férias, é permitido que o estudante trabalhe em período integral. Se o estudante estiver acompanhado de um cônjuge, por exemplo, ele poderá trabalhar desde o primeiro dia também, por período integral, através de um OWP (Open Work Permit). Maravilha né?! Ele poderá segurar a barra e pagar as contas hahahaha! Nada mais justo, afinal, ele será residente por sua causa, que está estudando HAHAHAHA! Brincadeira a parte, realmente o OWP é uma coisa fantástica!

Depois de completar os estudos, você poderá aplicar para o PGWP (Pos-Graduation Work Permit), que lhe permitirá trabalhar integralmente no país, pelo menos o mesmo tempo que teve de estudos. Aqui é um ponto extremamente importante! Se você estudou 1 ano, terá mais um ano lá para trabalhar em período integral. Se tiver estudado 2 anos ou mais, poderá ter até 3 anos de permissão de trabalho lá! E é nesse ponto que a parada fica séria! Após um ano de trabalho numa profissão qualificada que esteja no NOC 0, A ou B (lista de profissões qualificadas), o estudante pode aplicar para imigração através do CEC (Canadian Experience Class). Ressalto que esse trabalho não precisa ser na sua área de estudo, pode ser qualquer área, desde que seja qualificada! Tendo isso em mente, o conselho é não fazer um college menor de 2 anos, para que após ele, você tenha tempo para conseguir trabalhar o 1 ano necessário para imigrar! Um college, pode custar em média, entre 10k a 17k por ano em média. Existem colleges bem mais em conta, tudo vai depender do local que será escolhido. Mas não escolha só pelo preço, conheça antes a instituição e a cidade! Lá você viverá pelo tempo em que estuda! Se for estudar trabalhar, é bom ver como é o mercado de trabalho na cidade escolhida também, entre outros aspectos. Portanto, é preciso se programar bem!

Vale ressaltar que antes disso tudo, é preciso ter um inglês avançado para ser aceito em uma faculdade! Por isso, é importante estudar e se capacitar no idioma!

Estamos entendido até aqui?!

Bom, existem outras modalidades de estudos que vocês precisam conhecer, porém essas não levam a imigração pelo CEC!

O Carrer College oferece cursos que podemos classificar como vocacionais e educacionais, onde os estudantes terão treinamentos em habilidades especificas para conseguirem o trabalho que procuram. Normalmente esses cursos exigem que o estudante tenha uma experiência com o mercado de trabalho, é o famoso CO-OP (Estudo + Trabalho). Aqui, assim como no college, o estudante terá 20h semanais de trabalho. Passará metade do dia na sala de aula e a outra metade trabalhando! Esses cursos são significativamente mais baratos que o college porém não levam para o caminho da imigração, pois não fazem parte do programa de governo. Para o Career College, é esperado que o aluno tenha um inglês intermediário avançado!

Entendido? Well, temos mais uma modalidade, mas que também não leva a imigração pelo CEC!

Você pode vir estudar inglês pelas escolas especializadas no ensino do idioma, é o famoso ESL (English as a Second Language). As escolas oferecem cursos de 2 semanas a 6 meses. Essa opção não permite o trabalho, porém é em alguns casos pode ser o primeiro passo para quem quer trabalhar ou imigrar para o Canada, já que o Inglês é uma das línguas oficiais e fundamental para o processo de trabalho qualificado e imigração. Após estudar inglês no Canada, é possível ingressar em um College ou Career College sem a necessidade de voltar ao Brasil. 

Well, é isso pessoal! Espero ter lhes ajudado a achar um norte!

Abraço e até a próxima!

2 comentários:

  1. Olá! Bom, eu acho que o CEC está incluso no Entry Express atualmente e, por isso, apenas o 1 ano de trabalho não alcança a pontuação. Faz-se necessária toda a burocracia da oferta de trabalho para ganhar os pontos e alcançar a nota de corte não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Porcelets. O CEC está sim dentro do EE, eu vou verificar a informação, mas até onde sei, o CEC funciona da forma como eu descrevi. O lance do Job Offer do EE, é quando você decide aplicar direto pelo EE...Pra você entender melhor, dê uma pesquisada sobre o CEC! Abraço!

      Excluir