domingo, 22 de março de 2015

IELTS - Meu plano de estudos

Olá, pessoal!
Como estão?!

Bom, eu vinha estudando bem pouco pro IELTS, uma vez que tinha decidido deixá-lo mais pra frente. Well, esse não é mais o plano, então decidi montar um plano de estudos para então realizar a tão temida querida prova!

Well, eu já realizei o IELTS uma vez, quando os planos eram ir por Quebec, então almejava mais os pontinhos extras que ganharia no processo, do que uma boa nota na prova mesmo. Sendo assim, já conheço a little bit a estrutura da prova, os truques e quais os macetes! ;)

Tendo isso em vista, montei um plano de 2 meses de estudo, totalizando aproximadamente 153h. Separei alguns materiais que usarei, os quais estão todos disponíveis na internet para consulta. Acho que o principal deles é o livro da Simone Braverman - Ace The Ielts - uma vezes que ele te ensina a dominar e entender a estrutura da prova, o que na minha opinião é mais importante do que propriamente dominar o idioma inglês. 

Como assim Adriel, quer dizer que eu não preciso ter um bom nível de inglês?

Não, não é isso! Eu quero dizer que você pode ter um inglês fluente, mas se não estudar para passar a estrutura da prova, pode ter um Band Score Overall mais baixo do que alguém com nível de inglês intermediário, por exemplo. Isso se dá, pois a prova é dividida nos 4 pilares de comunicação, Speaking, Listening, Reading and Writing, e o teu principal inimigo é o tempo, e se você não entender como funciona a prova e saber como proceder em cada fase, pode ser que complique, mesmo você sendo fluente! Well, já deixei as dicas sobre como se dar bem no IELTS em outro post. Pode consultar clicando aqui. Até eu voltei a lê-las para me ajudar a relembrar! Então fica ai essa dica super importante!

A prova não é um bicho de sete cabeças, pessoal. É fácil? Não! É difícil? Não! É uma prova que depende de muito estudo prévio e muita concentração na sua realização! Por isso, esvazie a mente, concentre-se somente naquilo que está fazendo! Pratique simulados antes de realizar a prova! São super importantes! Contrate se possível um professor, ou peça para que alguém simule o entrevistador do teu speaking! Acho isso super válido!

Bom, montei uma planilha básica do meu cronograma de estudo e deixei uma lista de materiais sugeridos! Não é que sejam os melhores materiais, mas pra mim é o que eu considero suficiente!

Quem quiser acessar a planilha e usá-la como modelo, basta clicar aqui

É isso pessoal, uma abraço e sucesso para todos!

13 comentários:

  1. Opa, estamos caminhando juntos, tb estou nessa corrida de enfrentar o IELTS, estou estudando a estrutura da prova e realmente é o mais importante para o bom sucesso da mesma:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai, Willian! Beleza?! Pois é cara, e necessário estudar e estudar bastante mesmo! Mas saber que todo esse esforço e dedicação serão recompensados, faz toda essa caminhada valer muito a pena! Sucesso, camarada! Abraço!

      Excluir
  2. Opa, estamos caminhando juntos²!! Sucesso!! Beijos, La.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, amigo. Esse livro da moça aí está me ajudando deveras! :-D
    Teria uma dúvida, na sua opinião, alguém que é intermediário avançado (o tal "upper"), tem chance de alcançar quanto numa prova dessas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, edyaraujo. Que bom que a indicação do livro está te ajudando. Sobre o quanto se pode alcançar, isso é relativo. Como eu disse, um fluente que não esteja familiarizado com a estrutura da prova, provavelmente não terá uma boa nota. O lance é ter um nível razoável de inglês, de intermediário pra cima mesmo, e conhecer bem a prova. Acredito que estudando e se preparando bem, um 7.0 é bem possível, ou quem sabe até mais né?! Tudo vai depender de vc! Sucesso pra ti. Abraço.

      Excluir
  4. Olá tudo Bem?
    Acabei de ler um post seu na qual você termina dizendo que a prova é muito Difícil!!
    E neste novo posto você fala que já não é.

    Gostaria de saber o que você "percebeu" para mudar de opinião tão drasticamente.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina. Obrigado pela pergunta. A estrutura da prova não é nada fácil. É realmente muito difícil, porém, pra quem não está preparado, pra quem não estudou a estrutura dela. Pra quem já a estudou e se preparou bem, ela perde esse quesito de ser muito difícil, mas não passa a ser fácil tbm, pois um vacilo pode atrapalhar o bom andamento da mesma. Quando eu disse que era muito difícil, eu havia acabado de fazer o exame e foi as pressas, sem ter tido muito tempo pra preparo, diferente da atual situação. Um abraço.

      Excluir
  5. OI! O link da planilha não está funcionando... poderia disponibilizar por email, pls? obrigada! lile.ruiz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Adriel, bom dia!

    Eu (nivel avançado) e minha esposa (basico para intermediario) estamos nos preparando para fazer a prova.

    Poderia sugerir alguns materiais e dar algumas dicas?

    meu e-mail é: bruno.dealmeida88@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. estou procurando o livro "Ace the IELTS" em pdf pra baixar free, alguem achou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei somente o General Training , estou procurando o Acaemic. Se quiser o general training, me manda e-mail: thais_rissato@hotmail.com

      Excluir
  8. Oi, o link pra download da planilha não está rolando...

    ResponderExcluir