domingo, 14 de junho de 2015

Voltar ao Brasil. Tem certeza?

Essa semana uma publicação do projeto Draft repercutiu muito na internet. A publicação do Engenheiro Marcio Leibovitch, que depois de 11 anos vivendo no Canadá, decide que é hora de voltar ao Brasil, e cita sua experiência e seus anseios para justificar tal decisão.

 Se você ainda não leu o texto do Marcio, clique aqui pra ler.

Resumindo, ele cita alguns pontos que o fizeram tomar tal decisão, como idioma, cultura, distância da família e amigos e, o frio. Imagino que depois de 11 anos isso venha pesar mesmo e uma decisão precisa mesmo ser tomada.

Eu gostei muito do texto do Marcio, pois ele soube expor muito bem seu ponto de vista e ao mesmo tempo deixar claro que cada um tem sua história e seus anseios.

Outro texto que chamou muito a atenção, foi um texto "resposta" onde um expatriado também expõe seu ponto de vista de forma sucinta e sem ataques ao texto do Marcio. O texto por de encontrado aqui.

Não farei aqui uma critica ao texto do Marcio, até porque não tenho esse direito e entendi os anseios dele, respeito e não teria o porque criticá-lo. Acho que cada um sabe onde aperta o calo. Apenas acho que o Marcio não tem mais a mesma visão e nem sabe tão bem de fato como está o Brasil. Digo isso, pois noticias não são suficientes, é preciso estar vivendo no Brasil para compreender como está difícil viver aqui. Como está sendo difícil viver com a incerteza do amanhã.

Não vou falar sobre educação, saúde, transporte, infraestrutura, desigualdade social, má distribuição de renda, corrupção, saneamento básico etc ou sobre a falta desses, pois já são clichês. Todos estão cansados de saber que o Brasil é uma vergonha em todos esses aspectos. Não somos exemplos a ser seguidos por ninguém.

Eu quero falar sobre a decisão que qualquer expatriado pode querer tomar, de voltar ao Brasil, não só sobre o Marcio.

Imagino que o pensamento de retornar ou não ao Brasil seja algo que hora ou outra vai passar pela cabeça daqueles que estão morando fora há algum tempo. E é uma coisa natural. Mas será que voltar é mesmo uma boa opção? Ao menos nesse momento atual, acredito fortemente que não. Não estamos em um momento bom, e longe de nós estarmos próximos de colocar a locomotiva Brasil nos eixos, economicamente, politicamente e socialmente falando. 

No auge dos meus poucos, mas extremamente bem vividos 24 anos, jamais vivi tamanha crise no Brasil. Nunca foi tão difícil conseguir seguir a vida na nação verde e amarela. Planos de ter filhos aqui? Agora não mais. Não é essa situação nem esses valores que eu quero que eles vivam e aprendam. Ai eu me pergunto: trazer a família para o Brasil? Trazer um filho para viver no Brasil? Por mais que possam vir em uma excelente condição financeira e não sejam tão afetados pela crise econômica, ainda assim estarão sujeitos ao cotidiano de se viver no Brasil. No caso do Marcio, tem o agravante de ser o Rio de Janeiro, que sabemos não ser exemplo de segurança no Brasil...

Será que vale a pena tirar uma família de um país estruturado, economicamente saudável e com excelentes oportunidades, para trazer para o Brasil? O que nós podemos oferecer para essa família? E o perigo que estarão sujeitos todos os dias? Quando eu digo perigo, não digo apenas um perigo relacionado a criminalidade em si, que por si só já deveria ser motivo suficiente para pensar e repensar, mas digo num todo, como por exemplo, expor a família a um trânsito que faz mais vítimas do que algumas guerras? E aqui enfrentamos não apenas obra do acaso, mas sim um problema sócio cultural, pois muitos, senão a maioria dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados. 

Qualidade de vida? Custo de vida? Não vou nem entrar nesses méritos. Fico envergonhado só de tentar comparar...

Pra finalizar, teve uma parte do texto do Marcio que me chamou muita atenção:

"Cada caso é diferente e cada pessoa tem a sua história. Conheço pessoas que não vão voltar nunca. Mas também conheço muitas que guardam escondido bem no fundo do peito uma vontade doida de voltar."

Na verdade, eu não tenho uma vontade escondida, eu gostaria muito de não ter que sair do meu país para ser possível viver uma vida melhor e oferecer melhores condições a minha família. Eu gostaria muito que o Brasil pudesse me oferecer o que o Canadá ou qualquer outro país organizado pode oferecer. Mas sabemos que não. O jeito é pegar as coisas, as emoções, colocar na mala e partir.

O Futuro, os anseios, as expectativas...bom, isso não pertence a mim, nem ao agora. No momento, a única certeza que tenho é: vou arriscar o frio, o idioma, a saudade, a cultura etc...Vou arriscar viver melhor.

Um bom início de semanas a todos! Sucesso para vocês!

2 comentários:

  1. Adriel, bacana o post. Concordo com algumas partes do que disse, pois também estou desistindo do Brasil e de partida no próximo mês, com marido e cachorro e torcendo por um baby nos próximos dois anos. No entanto, não acho que estejamos em condições de julgar o que o Márcio viveu ainda. Após 11 anos de vivência no exterior muita coisa pode mudar e não sabemos o quanto teremos mudado até lá ou a decisão que tomaremos. Desta forma, entendo os dois lados da moeda e concordo que cada caso é um caso e torço para que tudo dê certo para nós e não precisemos lutar com uma decisão dessa um dia.

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natalie. Desde já obrigado pelo comentário e muito sucesso para você e sua família! O texto não foi para julgar, como expliquei no inicio do texto, onde disse "Não farei aqui uma critica ao texto do Marcio, até porque não tenho esse direito e entendi os anseios dele, respeito e não teria o porque criticá-lo." e logo mais explico também que gostaria de "falar sobre a decisão que qualquer expatriado pode querer tomar, de voltar ao Brasil, não só sobre o Marcio." Eu fiz o texto para que servisse de reflexão para todos, e acho que consegui isso. Tive alguns feedbacks com opiniões sobre. Fico feliz com teu comentário aqui, enriquecendo ainda mais o blog! =) Reforçando, desejo muito sucesso pra vocês e logo nos encontramos todos lá, caso vocês estejam indo para o Canadá! Um abração!

      Excluir