domingo, 17 de maio de 2015

CELPIP: Uma alternativa ao IELTS

Olá, Pessoal.

Hoje gostaria de apresentar a vocês um exame chamado CELPIP (Canadian Exam Language Proficiency Index Program), uma alternativa ao IELTS (International English Language Testing System).

O CELPIP não é um teste tão conhecido quanto o IELTS. Longe disso. A razão para não ser tão conhecido quanto seu parceiro, é que esse teste é Canadense, e serve única e exclusivamente para imigração e entrada em algumas instituições de ensino superior canadenses, diferente do IELTS que serve para imigração e também para entrada em instituições de ensino de diversos países. 

Outra grande diferença para o IELTS, é que o CELPIP é aplicado somente no Canadá e, é feito todo através de um computador, ou seja, não tem interação humana no exame.

O CELPIP é a única alternativa ao IELTS que é aceito pelo CIC (Citizenship and Immigration Canada).

Existem 3 variações do CELPIP. São eles:

  1. CELPIP General
  2. CELPIP General LS (Listening e Speaking)
  3. CELPIP Academic
Vou explicar como funciona o General, que é a versão usada para imigração.

CELPIP General Test
Nessa versão, são abordadas situações diversas que comprovem a proficiência do candidato em todas as habilidades, ou seja, Listening, Reading, Writing e Speaking.

O inglês usado no CELPIP é mais uma variação do inglês falado no Canadá, uma vez que o candidato que presta esse exame, tem a intenção de viver no país. Isso difere de outros exames que abordam variações do inglês de outros países também.

O Speaking é feito diretamente em um computador. Isso permite que não haja interferência de um entrevistador, permitindo que o candidato não sofra influência de sotaque ou alguma interferência que pode ser causada pela interação humana. Isso nos lembra do TOEFL, que salvo engano, também é feito através de um computador.

Pelo fato de ser feito em um computador, o uso de teclado e mouse elimina o uso de lápis/caneta e papel, o que na minha opinião, facilita bastante, principalmente no Writing. Eu particularmente odeio escrever. E depois do início do uso de computadores, caligrafia é uma coisa que eu evito ao máximo! Pra ser sincero, se eu prescrever uma receita médica, ao menos a letra engana! HAHAHA..

A grande vantagem (na minha opinião) é o uso de um headset para realização do Listening. Isso evita que barulhos externos possam prejudicar o candidato. Quem já fez o IELTS (eu já), sabe que isso é uma coisa super importante, pois a concentração nesse momento é fundamental e qualquer barulho externo pode prejudicar bastante. Tem relatos de pessoas que fizeram o IELTS e em alguns casos foram tremendamente prejudicadas pela qualidade do som ou por barulhos externos.

O exame tem duração de 180min, ou seja, é feito tudo em um período de 3 horas, portanto não existe a possibilidade de ser divido em mais de um dia, como no caso do IELTS.

O score vai de Minimum (1,2 e 3) a 12. Vale ressaltar que o IELTS vai de 0 a 9. Caso queira entender melhor a pontuação do IELTS, clique aqui.
Para não estender muito o post pessoal, aqueles que quiserem conhecer a pontuação completa e formato do CELPIP General, clique aqui.

O valor da prova varia de província para província. Mas basicamente está entre C$265,00 a C$300,00 mais as taxas. Essa informação pode ser consultada no site oficial, que estará referenciado ao fim desse post.

Para finalizar, minha opinião.
Eu não realizei o CELPIP, logo não posso falar nada sobre a experiência de realizar o exame, mas estou pensando seriamente em prestá-lo. Não tem como dizer que um seja mais fácil que o outro, uma vez que são testes bem distintos.

Para mim, que já fiz o IELTS há 3 anos atrás, e conheço a estrutura da prova, penso que conseguiria um melhor resultado no CELPIP, devido o formato da prova!

Para aqueles que já estão no Canadá, ou irão em breve, vale pensar sobre a possibilidade de realizá-lo.

É isso pessoal. Apesar de não ter muitas informações e materiais disponíveis sobre o CELPIP na internet, espero ter fornecido um Norte para quem por ventura esteja analisando uma alternativa ao IELTS.

Lembrando que temos um grupo no facebook onde trocamos informações, materiais e experiências sobre o IELTS! Clique aqui para conferir!

Um abraço e sucesso a todos!

Fonte:
https://www.celpiptest.ca/

12 comentários:

  1. Este exame Celpip pode ser feito ainda estando no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Henrique. Como eu disse no post, ele só é aplicado no Canadá mesmo. Tem essa limitação!

      Excluir
  2. Eu fiz o Celpip e passei. Precisava tirar 4 e tirei 8. Foi para Cidadania, mas também conheço muitos que não passaram. Não eh fácil, tem que estudar e tem ate cursinho como no IELTS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom saber que alguém conseguiu.. rs.. Eu irei finalizar meu curso na Vancouver Institute, pois eles são especializados em IELTS, entretanto, se não for possível utilizar-se de Headset para a prova - o que acho maldade hehe -, talvez o CELPIP seja mesmo uma alternativa (apesar do custo da prova ser maior do que o do IELTS).

      Excluir
  3. Onde você viu que o CELPIP é uma avaliação à distância? Apenas encontro locais canadenses para sua aplicação. Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre Luis de Andrade, Você leu o post na íntegra?! Em momento algum eu disse que ele é feito a distância. Muito pelo contrário. Fui enfático ao dizer que ele só é aplicado no Canadá e por instituições regulamentadas. Um abraço.

      Excluir
  4. Eu fiz o Celpip e tambem passei. Achei minha nota horrivel, achava que tinha tirado bem mais. Mas como somos imigrantes e nossa lingua não eh a inglesa, tudo pode acontecer. Meu resultado foi aceito em vez do IELTS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marilia. Obrigado por compartilhar sua experiência aqui. Bom saber que tem gente que já usou o CELPIP! Se puder, compartilhe conosco o que achou do teste...um abraço!

      Excluir
  5. Muito bom seu post! Já tinha visto o site da CELPIP, estava querendo justamente saber se eles aplicavam fora do Canadá, que não é o caso, como estou no Brasil e vou fazer a aplicação para residente permanente mas estando por aqui, não vai dar.

    Valeu pelas informações!

    ResponderExcluir
  6. Olá Karina, tudo bem? então, muitas pessoas pedem visto de estudo (estudo da língua, não acadêmico) e enquanto estão no Canadá fazem a prova por lá mesmo, por isto esta opção. A prova não é exigida em muitos casos, contudo, o tempo de permanência é limitado e geralmente determinado pela quantidade de dinheiro que você tem para sobreviver por lá sem trabalhar.
    E você está correta, a única prova aceita pela imigração que é possível fazer fora do país é o IELTS, ainda tem mais, os pedidos de extensão de visto ou imigração não podem ser solicitados de dentro do Canadá, é preciso que a documentação venha de fora do país.
    Na internet é possível baixar todos os livro e áudios do IELTS, no youtube existem muitos professores canadenses que postam aulas gratuitas com a mesma qualidade das pagas por lá.
    Última informação, a prova do IELTS é aplicada mensalmente nas principais capitais do Brasil, em São Paulo só existe disponibilidade para daqui três meses e o valor é R$500,00!
    Boa sorte para nós que estamos tentando sair do barco que está naufragando. rs

    ResponderExcluir
  7. Olá, Karina. Obrigado pelo comentário. O IELTS e o CELPIP são os dois testes aceitos para fins imigratórios. O IELTS pode ser feito praticamente em qualquer país, ao contrário do CELPIIP que é feito somente no Canadá. Muitos vão como turista e aproveitam para fazer o CELPIP por lá. O sistema dá a opção, pq entende que qualquer um pode realizar qualquer uma das provas.

    Um adendo ao que o Lucas disse...Ele está quase que totalmente correto. Unica correção que eu preciso fazer a ele é que pode sim ser solicitado a extensão do visto ou até mesmo imigração estando dentro do Canadá. O que acontece é que a documentação terá de ser processada como se você ainda estivesse no Brasil. Ou seja, a documentação terá de ser encaminhada através do Brasil. Espero ter lhe ajudado, Karina.

    Um abraço e sucesso pra ti!

    ResponderExcluir