domingo, 10 de maio de 2015

Carta de Experiência Profissional

Olá, pessoal!
Tudo bem por ai?

Primeiramente um feliz dia a todas as mamães que nos acompanham aqui! Parabéns para vocês que são verdadeiras guerreiras!

Well, esses dias tem sido bem corridos. Na expectativa das próximas chamadas, estou procurando adiantar o máximo de coisas possíveis, como por exemplo, as cartas de comprovação de experiência profissional, a equivalência dos meus diplomas de graduação (provavelmente pela WES), e claro, estudando para a realização do IELTS.

Como eu não moro mais na cidade onde tenho a maior parte da minha experiência profissional, tive que retomar contato com alguns de meus antigos supervisores/gerentes (outros eu ainda tinha contato), para conseguir a assinatura e comprovação da minha experiência profissional por essas empresas.

Mas antes disso, eu precisava de um modelo de carta, e após pesquisar bastante, com a ajuda de algumas pessoas, encontrei uns 3 modelos no qual eu poderia me basear. Ressalto que o melhor modelo (em minha opinião), foi o que meu grande amigo Caio Vilas Boas me forneceu. Após algumas modificações, tendo em vista os outros modelos que vi também, disponibilizarei aqui pra vocês um modelo com o formato final que eu desejava.

É importante buscar a assinatura dessas cartas o quanto antes para facilitar sua vida, para que quando solicitado, você já as tenha em mãos, uma vez que pode ser uma tarefa não muito fácil consegui-las. No meu caso, por exemplo, essas cartas virão de outra cidade, então tem o tempo de colher assinatura das empresas, mais o tempo de eu ir buscá-las, ou então utilizar o serviço dos correios. Como podem ver, não é algo que conseguirei da noite pro dia.

Sem mais muitas delongas, apesar do modelo que disponibilizarei aqui, vocês podem modificar conforme acharem melhor, mas vale ressaltar que precisa ter as seguintes informações:


Vale ressaltar que se vocês forem fazer em português, precisam depois traduzir para ser anexado ao processo. Quanto mais caracteres, maior será o gasto com tradução. Então busquem colocar todas a informações que pedem, mas sem exagerar muito no tamanho dessa carta, pessoal. Seja sucinto nessa questão.

Dica: Se a pessoa que assinará a carta tem o domínio do idioma inglês, não perca tempo nem dinheiro fazendo-a em português para depois traduzi-la. Caso essa pessoa não fale inglês, fica a seu critério fazer direto em inglês e pedir somente a assinatura. Algumas pessoas, de alguns grupos de imigração que eu participo, tem relatado que se o CIC entrar em contato para confirmar as informações, é importante que a pessoa que assinou a carta (se estava diretamente em inglês), fale inglês. Se mandar em português junto com a tradução, o CIC entenderá que precisa de alguém que fale português para essa comunicação. Eu sinceramente não acho que o CIC vai ligar para confirmar cada carta recebida, que são enviadas por milhares de candidatos, mas que vai vocês ou eu, sejamos escolhidos né?! Não sei se de fato pode gerar problemas com o CIC, mas pelo sim, pelo não, vale a pena orienta-los dessa possibilidade.

Para acessar o modelo de carta que eu usei, clique aqui.

Bom, espero ajudar vocês com esse modelo de carta, pessoal! Um abraço e sucesso a todos!

18 comentários:

  1. Olá Adriel, mto legal seu post.
    Vc tem em português tbm?
    Se não tiver não tem problema :)

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriel, mto legal seu post.
    Vc tem em português tbm?
    Se não tiver não tem problema :)

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mayra. Obrigado pelo comentário. Então, eu não fiz em português não, só a tenho em inglês mesmo, mas você consegue adaptá-la sem muita dificuldade. Um abraço e sucesso pra você!

      Excluir
  3. Caro Adriel, além da referida carta, você mandou mais algum documento como contra-cheque ou contrato de trabalho? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, prezado. Como referencia oficial, só as cartas são aceitas. Documentos complementares, só se você fizer questão, pois não são necessários. Abraço.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta! Abraço.

      Excluir
  4. Oi Adriel. Em caso de meu último emprego ser minha própria empresa (MEI), como proceder? Eu escrevo por mim? Devo pegar cartas de clientes? Sabe informar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Adriel,
    Excelente trabalho! Obrigado por disponibilizar aqui... Com certeza já ajudou muita gente! Abraços,

    Saulo

    ResponderExcluir
  6. Oi Adriel
    Tudo bom?

    Obrigada pelas dicas, são muito úteis!. Uma dúvida, eu sou a aplicante principal e meu marido meu dependente. Ele tbm precisa das cartas de comprovação de experiência?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara. Tudo bem e contigo? Apenas o aplicante principal precisa comprovar, mas recomendo que ambos tenham para quando chegarem aqui, usar como referência para os empregadores. Um abraço e sucesso!

      Excluir
  7. Adriel, eu tenho uma empresa e a minha experiência é na minha própria empresa, como devo comprovar isso? O que eles pedem?

    ResponderExcluir
  8. OLá Adriel...excelente o seu blog :)

    Minha dúvida é em relação as horas de trabalho e ao tipo de trabalho...sou bolsista de iniciação cientifica em uma universidade federal no Brasil há 2 anos, sendo 20 horas semanais...essa experiencia conta como sendo 1 ano e meio de 30 horas ou 1 ano de 40 horas? Ou teria que ser uma bolsa de 30 ou horas mesmo? Porque eu vi que outras provincias aceitam o calculo atraves de horas.

    Outra dúvida é, essa bolsa é válida para comprovação de experiencia, pq no meu caso o meu professor seria o responsavel pela carta.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Adriel, tudo bem?
    As cartas de referência têm validade?
    Eu não sei quando exatamente vou aplicar por causa da grana que tenho que juntar, mas já gostaria de conseguir isso, será que tem problema se elas forem entregues ao CIC com um ou dois anos?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. No meu caso, meus ex chefes não trabalham mais nas empresas em que trabalhei. Como fazer nesse caso? Você saberia dizer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Oi, Adriel!

    Primeiramente, super obrigado pelas informações, são de grande valia!
    Em segundo lugar, quando você fala de custos pra traduzir as cartas, se forem em português, está falando de tradução juramentada? Eu entendo que não, dado que, se for em inglês, não precisa oficializar, mas como você falou em custos pra traduzir, fiquei na dúvida...
    Agradeço desde já a atenção!

    Grande abraço,
    Luca

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Adriel, o que você quer dizer com Social Identification Number, seria o CPF ou o PIS-Pasep?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Eu trabalhei em 2 países além do Brasil, não tenho como receber todas as cartas originais. É possível solicitá-las por email e imprimí-las? Ou tem que ser originais?

    ResponderExcluir