sexta-feira, 17 de abril de 2015

Mudar é preciso!

Olá, pessoal. Tudo bem por ai? I hope so!

O post de hoje será um pouco diferente. Não falarei especificamente sobre o Canadá, mas sim sobre mudança, ou pelo menos o que ela significa para mim. E quando eu digo mudança, não quero dizer apenas sair de um lugar para outro, e sim, no sentido amplo da palavra.

Eu pensei muito sobre como escrever esse post, de forma que conseguisse transmitir de forma simples o que significa mudar, ao menos a luz da minha visão. Após pensar e fazer uma análise da minha vida até hoje, posso enfatizar três palavras: desapego, mudança e adaptação.

As mudanças começaram cedo na minha vida: aos 6 anos perco meu pai. Primeiro desafio a ser superado e primeira adaptação ocorre! Logo aos 8 anos de idade, me mudo para Foz do Iguaçu, Paraná. Retornando ao Espírito Santo dois anos depois. Logo a frente, 4 anos, para ser exato, retorno ao Paraná. Fico ali novamente por aproximadamente 2 anos e novamente retorno ao Espírito Santo. Se eu sou de família cigana?! Não...rs! Mas mudar é preciso! E essas mudanças sempre foram motivadas por surpresas da vida, desejo de novos ares, novas pessoas, novas experiências. Os retornos, por motivos não tão agradáveis, problemas de saúde na família, que requereram nossa atenção de perto. 

Mais recentemente, agora sem família acompanhando, indo by my self, São Paulo capital teve de me receber. Novas pessoas, novas descobertas, novas e fantásticas experiências, amigos que eu vou amar e levar comigo pra sempre, independente de onde quer que estejamos. Um ano de intensa experiência, de algumas dificuldades, mas principalmente de muito aprendizado! Mas a vida me surpreende mais uma vez e me convida a mudança novamente!

Tirando a parte que tange a mudança de localidade, eu precisei mudar como pessoa, precisei me adaptar a tudo de novo que passava a minha volta. E essa é a principal mudança. Mudar aquilo que você já está habituado a viver ou até mesmo ser. E a vida me proporcionou aprender o que significava adaptar-se! Mudar é isso! Um novo local, uma nova cultura, novas pessoas, novos desafios, nova escola, longe da família, longe do que você considerava como seu porto seguro. Logo tive que aprender a ser meu próprio porto seguro, compreender que raízes não são para todos, e que eu não era um desses que se fixa a qualquer terreno! 

E quem já mudou de forma tão radical ou perto disso, sabe que pessoas, coisas, memórias, muitas memórias ficam ali, para trás, ao menos fisicamente. O que você leva, muitas vezes são apenas lembranças, recordações...e é ai que entra o desapego! Não em um sentido pejorativo. Nesse caso, um desapego bom! Desapegar para que esteja preparado a seguir em frente, para tudo de novo que a vida tem reservado a você! As pessoas que você conheceu, as histórias que viveu, continuam, mas a vida também! E essa, só pode seguir em frente se não tiver presa ao passado! Essas pessoas estarão para sempre com você e, cedo ou tarde, você as encontrará novamente! Então, let it go! 

Eu vejo a vida como um rio que segue seu fluxo e que muitas vezes precisa abrir novos caminhos, para que continue a fluir, e com esses novos caminhos, novas descobertas! Gosto também de compará-la a um livro! Para chegar ao próximo capítulo, e necessário terminar o atual.

Porém isso não é para todos. Tem aqueles que são como árvores que precisam de raízes bem firmadas, precisam de um local para fixar-se e estabelecer ali seu tempo, sua jornada. E eu compreendo isso. Pessoas são pessoas, tão iguais por suas diferenças! Mas isso não quer dizer que não precisam mudar, ao menos mudanças interna e muitas vezes de hábitos costumeiros serão necessárias! Terá de adaptar-se a mudanças que possam surgir no terreno onde estão suas raízes, a fim de permanecer em pé...Ou seja, mudar será sempre necessário! Conheço algumas pessoas que lutam contra e se incomodam com mudanças...elas ainda não aprenderam que mudança é conhecimento, e que quanto mais lutam contra esse fato, mais a vida buscará formas de ensinar essa lição, quer queiram, quer não! Ao menos até que aprendam! E isso não tem nada de divino, é apenas a lei do universo ou se preferirem, ordem natural! A vida é como uma escola, até que você aprenda algo, terá de repetir aquele exercício. Quanto antes aprender, antes prosseguirá para o próximo desafio. Mudar é preciso, ou estarão para sempre presos a um ciclo, quando existem muitos outros a serem vividos.

Claro que mudança muitas vezes requer planejamento. Digo aquelas que você opta por realizar e não aquelas que te pegam de surpresa! Muitos tem o desejo de mudar ou de provocar mudanças. Seja de localidade, seja sua vida, seus hábitos, o seu meio ou a sociedade em sua volta. Tem aqueles que desejam mudar o mundo. E temos de dar graças por esses! Mas na maioria das vezes, para mudar é preciso pensar e planejar! É importante pensar antes de decidir pela mudança. Os prós, os contras...as perdas, os ganhos! As novidades, os desafios...as facilidades, mas muito mais as dificuldades! Enfim, o peso de toda mudança! Mudar dói! Por melhor que seja a mudança, ela nunca é fácil inicialmente!

Sinto-me abençoado por ter aprendido isso desde cedo. Sinto-me abençoado pela capacidade de adaptação e até mesmo pelo anseio de buscar por mudanças! Gosto de desafios, gosto de coisas que me tragam motivação, que me façam seguir em frente. Encerrando ciclos...fechando portas...terminando capítulos!

Como eu disse, raízes não são para mim...

Soltar. Entregar. Deixar ir. Deixar partir. Fluir. Viver no presente. Sem o peso do passado, sem expectativas para o futuro. Saber de nossa finitude. Saber que somos passageiros. Sem posses. Sem medos. Sem culpa! Desapegar, porque mudar é preciso!

Como o lema desse blog, assim segue a minha vida, na inspiração de Fernando Pessoa: "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." 

Por hoje é isso pessoal! Um abraço! Sucesso para todos nós!

5 comentários:

  1. Perfeito! Inspirador! Parabéns! ! Simplesmente adorei!
    Muito sucesso para todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Deise. Obrigado por esse feedback. Fico feliz que tenha gostado do texto! Um forte abraço! Sucesso!

      Excluir
  2. Adorei o seu texto ! É isso aí. Eu já morei longe dos meus pais por quase 6 anos. Gostava tanto, que chorei feito criança quando por forças do destino retornei às minhas origens. Hoje vejo que era o único jeito de poder juntar dinheiro e conseguir realizar o sonho de morar no Canadá. Há mudanças que mesmo não sendo felizes no início, algo maravilhoso trarão para nossas vidas.

    abraços.
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como diz minha mãe: Os filhos são feito para o mundo. Não nasci para passar toda minha vida numa cidadezinha pequena como a minha.
      Tem muita coisa para ser explorada nesse mundão.

      Excluir
    2. Ei Catherine, que bom ter você por aqui! Obrigado por compartilhar um pouquinho da sua caminhada conosco! Sem dúvida mudanças assustam, mas são necessárias e valem a pena! E sim, mundão tá ai pra ser explorado hehehe! Um abraço, Catherine e obrigado pelo comment! =)

      Excluir