domingo, 26 de abril de 2015

Express Entry - A hora é agora?!

What's up, fellows?!

E ai, já aplicou pro Express Entry?! Ainda não?! Meu, então corre, por que essa é a hora!

Não entenderam né?! Calma, eu explico!

Acredito que nessa altura do campeonato, todos conheçam o Express Entry, mas se por ventura tenha algum iniciante por aqui e ainda não conheça bem o EE, eu já falei sobre ele em outro post, e para acessar, clique aqui!

Vocês perceberão que hoje o meu ponto de vista sobre o EE mudou um pouco. Digo isso, pois inicialmente o EE se apresentou como um vilão e jogou um balde de água fria nos planos de muita gente, esse que vos escreve foi um desses! Mas isso são águas passadas, ao menos por enquanto.

O EE está no seu 8º draw ou chamada, se assim preferirem chamar, e para que vocês entendam a sequencia do texto, deixo a seguir a evolução das chamadas e das respectivas notas de corte:

#1 - 31 de Janeiro/2015 - 886 pontos. Candidatos convidados: 779
#2 - 07 de Fevereiro/2015 - 818 pontos. Candidatos convidados: 779
#3 - 20 de Fevereiro/2015 - 808 pontos. Candidatos convidados: 849
#4 - 27 de Fevereiro/2015 - 735 pontos. Candidatos convidados: 1187
#5 - 20 de Março/2015 - 481 pontos. Candidatos convidados: 1620
#6 - 27 de Março/2015 - 453 pontos. Candidatos convidados: 1637
#7 - 10 de Abril/2015 - 469 pontos. Candidatos convidados: 925
#8 - 17 de Abril/2015 - 453 pontos. Candidatos convidados: 715

Vale dizer que em todas as chamadas, todos os programas de imigração foram avaliados, exceto a #3 que foi exclusivamente para o pessoal do CEC (Canadian Experience Class).

Ufa, trabalho de casa feito!

Podemos perceber algumas coisas em relação a 1ª chamada até a 4ª.

Primeiro vamos entender rapidamente uma questão: para alcançar notas maiores que 500 pontos, uma das possibilidades é tendo uma Job Offer no Canadá, que te daria 600 pontos, sem somar os outros quesitos. Ou seja, até a quarta chamada, só aqueles com oferta de trabalho foram convidados a aplicar para residência permanente, e a queda da nota de corte, não foi tão expressiva.

Da quinta chamada para a primeira tivemos uma queda muita expressiva...405 pontos para ser mais exato. E aqui, o Governo Canadense passou a dar chance para quem não possuía uma oferta de trabalho. Então chegou nossa vez, Adriel?! Hell yeah!!!! Claro que você ainda precisa atender uns bons requisitos, mas que agora só dependem de você!!!

A notícia dessa queda na nota de corte literalmente me acordou, com amigos vindo me chamar para falar sobre! Nunca antes o pessoal correu tanto para preencher os requisitos necessários, sendo o IELTS o principal deles! Acho que nunca antes o British Council teve tamanha procura por agendamentos do exame, visto que todos os locais de aplicação da prova no Brasil estão bem procurados e alguns lotados pelos próximos meses.

Outro ponto que podemos observar é que o número de convidados tem diminuído, o que pra mim, significa que o número de aplicantes no pool do EE diminuiu. Sendo assim, se o Governo Canadense quiser cumprir a meta de convidar aproximadamente 179 mil candidatos em 2015, contando os outros processos anteriores ao EE que ainda estão sendo analisados, podemos supor que teriam de ser convidados pelo EE algo em torno de 35 mil candidatos. Se levar em conta outros processos semelhantes ao EE, da Austrália e Nova Zelândia, onde apenas 80% dos candidatos realmente aplicavam para o pedido de residência após o convite do Governo, temos um gap de 20%, e então podemos dizer que o número a ser chamado pelo EE, passaria a ser algo em torno de 43 mil. Para entenderem melhor essa conta, sugiro lerem o Blog do Pai Daniel Bigato, o senhor das previsões do EE...rs! Muito obrigado por suas previsões, Daniel! Deixarei o link para o blog dele no fim do post.

O que eu quero mostrar aqui pra vocês pessoal, é que agora, aqueles que pensavam e ir por college, como eu (leiam esse post aqui para entenderem a estratégia anterior), podem conseguir ir pelo EE e economizarem uma boa grana!!!

O momento é muito propício, pessoal! Acredito firmemente que as notas de corte tendam a permanecer mais ou menos como estão. Então, para aqueles que atendem os requisitos ou precisam de pouco para atenderem, como um resultado de IELTS por exemplo (que é o meu caso, pois estou estudando para renovar o meu exame), essa é a hora de correrem atrás!

Se você ainda não sabe qual pontuação teria se aplicasse hoje para o EE, deixarei um link no fim do post com uma ferramenta do CIC (Citizenship and Immigration Canada), que faz o cálculo da sua pontuação.

Se você não estiver habituado com o processo, sugerimos a contratação de um consultor regulamentado, para que possa cuidar do processo a fim de evitar possíveis erros.

Se você está na preparação para aplicar, e se por ventura o IELTS é pendência, eu criei um grupo no Facebook, onde já contamos com mais de 1100 membros em menos de 1 mês. Lá trocamos dicas, informações, experiências e ajudamos uns aos outros! Para acessar o grupo, basta clicar aqui!

Lembrando que também temos a página do blog, então se você gosta do blog e quer sempre ficar por dentro de tudo que postamos aqui, já um curtir lá e assine as notificações! =)

Por hoje é isso pessoal! Desejo sucesso para todos! Um abraço!

Fonte: 
http://www.cic.gc.ca/english/express-entry/rounds.asp

http://bigato.blogspot.com.br/2015/03/previsoes-express-entry.html

Ferramenta de Cálculo de pontuação: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/crs-tool.asp


0 comentários:

Postar um comentário