terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Homicídios: Brasil vs Canadá

Muitas pessoas me perguntam porque eu quero tanto sair do Brasil e ir para o Canadá. A resposta é simples. Quero um lugar melhor para morar e oferecer um lugar melhor para minha família.

Mas melhor é muito genérico, concordo. Então mais uma motivo, além dos já citados aqui no blog, é o quesito violência/segurança.

Saiu um recente levamento das 50 cidades mais violentas, com os maiores índices de homicídios por uma taxa de 100.000 habitantes, e não para minha surpresa, o Brasil apareceu nada mais, nada menos do que 19x nessa lista. Só 19x, nada de mais. Em um planeta com mais de 200 países, o Brasil consegue ser um dos mais violentos, com uma das maiores taxas de homicídios do mundo! PS: Não estou falando das mortes relacionadas devido guerras, pois essas não entram nesse índice.

Esse levantamento pode ser conferido nesse link.

Percebam que o Canadá não possui nenhuma cidade nessa lista.

Vamos a mais um dado, agora no índice geral de mortes a cada 100.000 habitantes de alguns países em ordem crescente:

Noruega: 0.6
Alemanhã: 0.8
Austrália: 1.0
Holanda: 1.1
Canadá: 1.6
EUA: 4.8
Rússia: 10.2
Serra Leoa: 14.9
Quênia: 20.1
Brasil: 21
Honduras: 91.6

O Brasil, se comparado ao Canadá possuí uma taxa de homicídios 13x maior, ficando acima até de Serra Leoa, na África!

Agora, vem a parte mais interessante.

Sabemos que cada Estado/Província e Cidade tem sua taxa isolada de homicídios, portanto vamos a alguns números do Canadá:

Manitoba: 4.2
Québec: 1.32
Ontário: 1.20

Para comparação com São Paulo, Capital, eleita a capital mais segura do Brasil em 2013, está com uma taxa de 11.3 homicídios por 100.000 habitantes. Ou seja, mesmo sendo a capital mais segura, ainda está com um número muito mais elevado que os do Canadá.

Se segurança for prioridade para você, assim como é pra mim, fica difícil ver esses números e mesmo assim acreditar que podemos viver bem aqui no Brasil. Isso sem falar em outros índices, como, educação, qualidade de vida, saúde, infraestrutura, corrupção, justiça e outros tantos aspectos.

Fontes: 
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_intentional_homicide_rate
http://saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=230842

4 comentários:

  1. e acredite, faz TODA a diferença!
    saio da faculdade as vezes 8, 9 da noite (e aqui, no inverno, 4 da tarde ja esta escuro) e nao tenho nenhum medo em ir andando até meu ape, ouvindo musica e pensando na vida ... onde que faria isso em SP ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem durante o dia eu não ando tranquilo aqui em Sampa! Essa é uma grande diferença de vida, e que eu pretendo estar vivenciando logo, meu amigo! Um abraço e obrigado por comentar e partilhar isso conosco! =)

      Excluir
  2. Adriel Gavazza, seu comentário sobre a segurança no Canadá comparada à Brasileira é muito pertinente. Eu estou pensando na minha família, principalmente nos mais jovens, e pretendo, sim, emigrar para o Canadá. É com muita tristeza que falo isso porque nosso Brasil é maravilhoso com seu clima e belezas naturais. Contudo, assim não dá!

    ResponderExcluir
  3. so tenho 15 anos mas ja estou preucopado com isso nao quero jogar minha vida fora morando no brasil

    ResponderExcluir