segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Federal Skilled Worker por Québec: como funciona o processo?

Tenho recebido muitas perguntas sobre como funciona o processo para obtenção do visto de residência permanente para o Canadá, e por esse motivo, resolvi criar esse post. A intenção é a de explicar de forma clara e sucinta como funciona o processo e como você pode aplicar para essa categoria de visto.

Vou me ater ao processo do Québec, por ser pelo qual participarei. De qualquer forma, a explicação serve para o outro processo também, apenas pulando a parte de obtenção do CSQ (Certificat de sélection du Québec).

Eu já expliquei anteriormente aqui no blog que os 2 principais processos de imigração para o Canadá, são o Federeal Skilled Worker (FSW) e o Federal Skilled Worker per Québec (FSWQ). A diferença básica dos dois é que o FSW se aplica para todas as províncias do Canadá, e o FSWQ você aplica pelo Québec, que  possui um processo a parte do resto do país. Ambos tem suas peculiaridades e você precisa analisar em qual deles o teu perfil se encaixa melhor.

Sem entrar no mérito dos processos, vou me ater a explicar como ocorre o processo desde o início.

Vamos as etapas:

  1. Você precisará estudar a tua elegibilidade para o processo, que você pode consultar clicando aqui.
  2. Caso você seja elegível, você precisará solicitar o formulário para pedido da Solicitação de Certificado de Seleção e anexá-lo ao dossiê que terá que montar, contendo uma série de documentos que são exigidos no processo. Esse, se não for o ponto mais complicado do processo, é um dos mais, pois um erro e você tem toda a papelada devolvida após meses passados e com isso, tem um puta atraso de vida e de processo, por isso, tenha muito cuidado ao preparar a documentação. Essa documentação deve ser enviado ao Escritório de Imigração do Québec no México. Sim, México. Por isso tenha muito cuidado para não cometer erros e atrasar sua vida! O formulário e os documentos exigidos podem ser consultados nesse link.
  3. Após o envio do teu dossiê, você receberá um informativo de que seus documentos chegaram lá e assim que possível, serão avaliados. Será necessário alguns meses de espera. Esse é o momento mais angustiante, acredito eu. Os amigos que passaram e que estão passando por esse momento que o digam! Se correr tudo bem, você então receberá um informativo, com a data da tua entrevista no consulado, para que então, você possa ser avaliado a receber ou não o teu tão esperado CSQ (Certificat de sélection du Québec). A partir desse momento, caso seja aprovado, você e seu dependente (se tiver um) já estão selecionados pelo Governo do Québec! E a fase mais complicada se encerra! E você já tem um pé dentro do Canadá! =D
  4. Após ter o CSQ em mãos, o próximo passo é dar entrada no visto, e é nesse momento que você entra no processo federal também! Você precisará entrar com um Pedido de Residência Permanente ao Bureau que fica em Sydney. Sim, lá na puta que o pariu! Em seguida, o Governo do Canadá avaliará seu pedido e solicitará alguns exames médicos que deverão ser feitos somente por médicos cadastrados pelo governo canadense. Isso não chega a ser um problema, pois esses médicos estão espalhados pelo Brasil a fora, não sendo, portanto, difícil encontrar um. Saindo os resultados do seu exame, O MÉDICO enviará seus documentos para serem avaliados pelo centro responsável pelos exames médicos.  Você não terá acesso ao resultado desses exames através do médico. Somente saberá se está tudo certo quando tiver um retorno da avaliação dos seus exames! Estando tudo certo, você receberá um pedido de envio dos passaportes para que sejam recebidos os vistos. Após alguns poucos dias, os receberá de volta e ai, pode comemorar, pois você passa a ser oficialmente um residente do Canadá! A partir da emissão dos vistos, você terá exatos 365 para botar os pés no Canadá, senão, baubau! Adiós Canadá! Arriverdeci!
  5. Bom, pra finalizar, vale lembra que todas essas etapas geram custos (dos quais não lembro de cabeça), então, prepare o bolso! =)

Bom pessoal, espero ter sanado a dúvida sobre como funciona o processo por Québec! Caso tenha ficado alguma coisa ainda em aberto, por favor, comentem e eu procurarei ajudá-los!

Um abraço e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário