quarta-feira, 8 de maio de 2013

Novidades no Federal Skilled Worker

Boa tarde, pessoal!
E para todos que pensaram que o Blog estava morto, eis que digo que não está! =D

Eu estive ausente porque eu estava de mudança, abrindo minha empresa, organizando minha vida. Agora, eu estou morando em São Paulo, capital! É gente, a primeira grande mudança antes do Canadá!

Mas vamos ao assunto do post.



Todos que estão em processo de imigração ou que estavam realizando pesquisas sobre, devem saber que o Federal Skilled Worker (FSW), estava paralisado desde Julho de 2012. Pois bem, eu disse estava! O Governo canadense reabriu o processo nesse último sábado, dia 4 de Maio, e essa reabertura veio com  mudanças na lista de profissões elegíveis para o processo.

Caso você, nobre leitor, tenha começado suas pesquisas recentemente, acerca de informações explicarei brevemente o que é o FSW.

O Federal Skilled Worker é um dos vários processos de imigração disponibilizados pelo Governo do Canadá. Basicamente, ele permite que profissionais qualificados imigrem para o Canadá, a fim de suprir a falta de mão de obra qualificada no país, ou as vagas que por algum motivo não puderam ser preenchidas pelos canadenses. 

As mudanças que ocorreram no processo, além das profissões, foram os critérios que o CIC irá usar para avaliar as novas aplicações. Portanto, meus amigos, se você está pensando aplicar o processo,  atingiu a pontuação necessária para o processo, porém, não se encaixa em pelo menos um dos requisitos abaixo, sugiro buscar uma forma de se encaixar, porque de outro modo, sua aplicação não será nem processada. Eis os requisitos:

  • Pelo Menos um ano de experiência de trabalho contínuo em uma das 24 ocupações elegíveis
  • Possuir uma oferta de trabalho (Arranged Employment)
  • Tenha completado o programa de PHD no Canadá.
Sobre a lista de profissões, é que agora, parte do pessoal de TI, especificamente os Programadores, estão novamente dentro das profissões elegíveis! Portanto, pessoal, aproveitem!!! Eis a lista das 24 atuais profissões:

0211 Engineering managers
1112 Financial and investment analysts
2113 Geoscientists and oceanographers
2131 Civil engineers
2132 Mechanical engineers
2134 Chemical engineers
2143 Mining engineers
2144 Geological engineers
2145 Petroleum engineers
2146 Aerospace engineers
2147 Computer engineers (except software engineers/designers)
2154 Land surveyors
2174 Computer programmers and interactive media developers
2243 Industrial instrument technicians and mechanics
2263 Inspectors in public and environmental health and occupational health and safety
3141 Audiologists and speech-language pathologists
3142 Physiotherapists
3143 Occupational Therapists
3211 Medical laboratory technologists
3212 Medical laboratory technicians and pathologists’ assistants
3214 Respiratory therapists, clinical perfusionists and cardiopulmonary technologists
3215 Medical radiation technologists
3216 Medical sonographers
3217 Cardiology technicians and electrophysiological diagnostic technologists, n.e.c. (not elsewhere classified)

É isso ai, pessoal. Espero ter ajudado! E se liguem no recado abaixo!

Galera, agora estamos no Facebook também!!! É isso mesmo! Curtam a fã page do blog e ajude o blog a sera ainda mais conhecido e contribuir com ainda mais pessoas! =)

Abraço a todos!

8 comentários:

  1. Olá Adriel!

    Uma dúvida, pelo FSW posso escolher qualquer província para viver? E quanto está demorando o processo?

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Izabel.
      Pelo FSW você pode sim viver em qualquer província. Mas é interessante que você escolha por morar fora de Québéc, pelo menos oficialmente no processo, pois na entrevista irão te perguntar onde você quer viver, e se você responder Québéc, ficará meio estranho, né?! rs. Sobre o tempo que está demorando o processo, isso depende, mas a média era entre 15 a 18 meses. Com essas mudanças do FSW, acredito que será menos demorado, visto que eles facilitarão para quem cumprir todas as exigências do processo. Pelo menos a promessa do governo é de que seja mais rápido agora.

      Um Abraço.

      Excluir
  2. Olá Adriel,
    quando vc diz:
    "Pelo Menos um ano de experiência de trabalho contínuo em uma das 24 ocupações elegíveis
    Possuir uma oferta de trabalho (Arranged Employment)
    Tenha completado o programa de PHD no Canadá."

    Quer dizer que se eu só tiver a experiência de trabalho na minha profissão não serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vinicius. Primeiramente obrigado pela visita e pelo comentário!
      Sobre a tua dúvida, se eu a entendi bem, e se refere apenas a parte do trabalho, dois ponto precisam ser observados:
      1º Pra que você seja elegível ao processo FSW, a tua profissão/formação precisa estar na lista das profissões.
      2º Sim, você precisa ter pelo menos um ano contínuo nessa profissão.

      Mas se a tua dúvida foi se precisa cumprir os 2 requisitos supracitados, a resposta é NÃO! Você precisa cumprir um deles pelo menos!

      Espero ter ajudado. Se ainda ficou na dúvida, me contate novamente! =)
      Um Abraço

      Excluir
    2. Adriel, foi muito objetivo! obrigado!
      Com relação a minha ocupação ela consta no NOC 2174 Computer programmers and interactive media developers. De ontem para hoje, me surgiram 2 questões: se eu for capacitado para o federal skilled worker, com os 67 pontos, e tudo o mais que é requisitado, dinheiro para me manter e tudo o mais, eu serei "apto a me candidatar" (podendo participar de algum tipo de concurso para conseguir o FSW) ou ja serei "apto a começar o processo sem ter que me submeter a algum tipo de obstaculo" (como disputar a vaga com alguem mais qualificado que eu)? a outra questão é: sou casado e não tenho filho, mas há alguns anos meus pais faleceram em um trágico acidente, e fui a unica pessoa que poderia cuidar do meu irão deficiente intelectual, eu o interditei e hoje sou curador dele. ele pode entrar no processo de imigração como meu dependente? ele tem 26 anos e eu 28. E como funcionam as coisas por lá? existe algum lugar como APAE? hahha foram 3 perguntas. abraços! e obrigado por responder :D

      Excluir
    3. Olá, Vinicius.
      Então, não existe concurso pro FSW. É um processo de aplicação, onde você enviará teu dossiê, contendo toda a documentação exigida. Se alcançar os pontos necessários, será então chamado para a entrevista e se aprovado receberá teu Visto. Então não existe isso de concurso, e sim um processo pelo qual precisa passar e ser aprovado. Sobre o Teu irmão, minha resposta será completamente empírica, pois nunca passei por essa questão pra procurar saber. Mas acredito que dada as circunstâncias, dele ser diagnosticadamente incapaz, e você já ser o curador dele, acredito (cabe confirmar isso) que ele poderia entrar como dependente sim.O Canadá com certeza deve ter um centro especializado assim como temos a APAE no Brasil. Basta dar uma pesquisada mais a fundo sobre isso.

      Espero ter ajudado, Vinicius.
      Abraço!

      Excluir
    4. com certeza ajudou! muito obrigado!

      Está convidado a nos visitar no Canadá para tomar um chá! haha

      muito obrigado pela paciência.

      Abraço!

      Excluir
    5. Imagina, Vinicius!
      Obrigado pelo convite, quando estivermos lá, com certeza tomaremos esse chá! Ou melhor, um café no Starbucks! hahaha

      Abração!

      Excluir