quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mudança de Planos

Boa Noite, pessoal.

Como todos devem saber, o Canadá possuí duas formas principais de processos para imigração. São elas:
  • Federal Skilled Worker;
  • Federal Skilled Worker in Quebec.
Ambos permitem ao principal aplicante do processo e seus dependentes (esposa e filhos até 22 anos de idade), receberem o status de residente permanente no Canadá.

Os processos funcionam num esquema baseado em pontuação. Todos os aspectos avaliados pelo Governo Canadense, representam uma determinada quantia de pontos, que na somatória mínima exigida pelo Governo Federal é de atuais 67 pontos (isso para que possamos aplicar para esse visto).
Apesar de no final, você ter o mesmo resultado, os processos são relativamente diferentes.  A principal diferença é que a província de Quebec tem um programa inteiramente diferente do Governo Federal e das outras Províncias. 

Como no programa federal, este também é baseado no sistema de pontuação, porém com parâmetros diferentes. A quantia de pontos necessários para aplicar em Quebec é 58 para uma família e 50 para uma pessoa solteira. 

Existem outros processos, porém, esses são os mais usados.

Inicialmente, eu iria aplicar pelo processo do Governo Federal, porém, após analisar diversos aspectos e de muito conversar com meu grande amigo Caio Vilas Boas (que está em processo de imigração também), cheguei a conclusão de que será muito menos complicado aplicar pelo processo da Província de Quebec.

O que mais me fazia relutar era o fato de Quebec exigir francês e eu ter apenas o conhecimento do inglês. Porém, os outros fatores superam a questão idiomática, uma vez que o francês não seria meu maior problema. Outro fator importante, é que pelo processo de Quebec, a minha profissão fica elegível, o que eu não conseguiria no processo federal.

Uma vez decidido sobre qual processo aplicar, agora o mais importante é correr para juntar toda a documentação necessária para envio do dossiê ao Consulado Canadense,  que diga-se de passagem, são muitos requisitos a serem preenchidos.

O primeiro passo, será realizar o IELTS devido os 4 pontinhos que ele irá me fornecer para o processo de Quebec (acreditem, 4 pontinhos podem fazer toda a diferença) e também para que possa me dedicar mais ao francês...

O negócio é correr, correr e correr...O processo de Quebec tem sofrido muitas mudanças (algumas drásticas) e não sabemos até quando ele irá permanecer como está. Então, é importante tentar agilizar o que for possível.

Portanto, Montreal, ai vamos nós!

0 comentários:

Postar um comentário