quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Afinal, o que é esse tal PATHWAY, PGWP, CEC e NOC?

Olá! Tudo bem?

Vamos entender o que são essas benditas siglas que vemos sempre pela internet quando o assunto é Canadá?

Quando você pesquisa sobre o Canadá, possivelmente encontrará alguns termos usados na internet que provavelmente será novidade e não fará sentido para você, como por exemplo,  PATWAY, PGWP, CEC e NOC. Hoje eu gostaria de te ajudar a entender o que de fato são esses termos, uma vez que tais termos estão sempre em destaque, seja em blogs, vlogs ou mesmo grupos de discussão no facebook e as vezes não são de fato compreendidos.

PATHWAY: se fossemos traduzir ou adaptar ao português, seria "caminho", o que de fato representa bem o que é o Pathway. Dá-se esse termo a um curso preparatório para o ingresso em college ou university. Nesse curso o aluno além de receber um treinamento intensivo de inglês, é também preparado para os moldes de ensino canadense, que é bem diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil. Na minha opinião, é um investimento que vale a pena ser considerado. Algumas instituições de ensino superior possuem seus próprios pathways, outras fazem parcerias com escolas de ensino de idiomas para fornecerem esse treinamento, que normalmente sai mais econômico do que estudar no college/university. Vale ressaltar que fazendo o pathway, os testes de proficiência de inglês, passam a não ser obrigatórios, uma vez que será o pathway a atestar seus conhecimentos. Vale frisar que o tempo de duração desse treinamento pode variar de acordo com o seu nível de inglês, portanto, quanto melhor for o conhecimento do idioma, menos tempo de pathway será preciso e consequentemente terá um menor custo.

PGWP: O Post Graduate Work Permit, é uma permissão de trabalho que é concedida a aqueles estudantes que concluíram um curso em faculdade pública e que seja acima de 8 meses, ou um curso em uma instituição privada que lhe conceda um degree, ou seja, não vale diploma nem certificado.
Exemplificando, se você fizer um college de dois anos em uma instituição pública, você terá direito a pedir essa permissão que terá validade igual a duração do seu college, tendo como tempo limite 3 anos de permissão.

Além dos requisitos citados acima, para que um curso seja elegível ao PGWP, ele precisa também seguir uns outros requisitos, Vale a pena dar uma olhada no CIC (Citizenship and Immigration Canada). Deixo aqui dois links pra consulta. Link 1 e Link 2.

CEC: Canadian Experience Class é uma categoria de imigração para indivíduos com experiência de trabalho qualificada (NOC 0, A ou B) no Canadá por pelo menos 1 ano dentro dos últimos 3 anos precedentes a abertura do processo de imigração através do CEC. Foi desenvolvido para trabalhores estrangeiros temporários que estão vivendo no Canadá. Você pode consultar mais clicando aqui

NOC: National Occupational Classification nada mais é do que a lista de profissões regulamentas no Canadá. Você deve sempre ouvir sobre "experiência de trabalho qualificada" e se perguntar o que é isso. Basicamente são as profissões listadas nas 3 primeiras categorias, que são empregos gerenciais (Categoria 0), empregos que normalmente exigem conhecimento técnico mais avançados (Categoria A e B). Para saber mais sobre o NOC e ver onde sua profissão se encaixaria, clique aqui.


Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas de vocês em relação a essas siglas que vemos constantemente na internet. Lembrando, se você ainda não curtiu a página no Facebook, please, curta e nos ajude a crescer e alcançar mais pessoas. Assim ajudamos ainda mais pessoas a se planejarem rumo aos objetivos! Se increva no YouTube também, clicando aqui! Se tiverem dúvidas deixem ai nos comentários.


Um comentário:

  1. The Canadian Experience Class (CEC) is a permanent immigration scheme for people who have worked in Canada for at least a year. It is a component of the Canadian experience class and expresses entry. Canadian Experience Class

    ResponderExcluir