quinta-feira, 12 de março de 2015

College: é realmente a melhor opção?!

Olá, pessoal!
Como estão?

Se você quer imigrar para o Canadá, mas é daqueles que estão apenas dispostos a tentar uma forma que seja fácil e que se der certo deu, senão tudo bem também, sugiro fortemente que pare de ler o post por aqui, pois ele não é pra você! Te faria apenas perder seu tempo! 

Porém, se você decidiu que vale a pena investir pesado nesse sonho, e que enfrentará o que for preciso para conseguir alcançar esse objetivo, então parabéns, continue a leitura desse post, ele com certeza te ajudará de alguma forma!

Prontos?!

Imagino que todos vocês já tenham notado que nunca se falou tanto em college como atualmente, certo?! Isso tem ocorrido principalmente devido a entrada do Express Entry como mecanismo de gerenciamento das aplicações para pedido de residência permanente. Se você ainda não sabe o que o Express Entry, pode dar uma lida sobre ele aqui

A explosão de sucesso do college, tem se dado principalmente porque o EE (Express Entry), tem exigido de seus aplicantes, além de um ótimo nível de inglês, uma oferta de trabalho, ou um convite provincial, o que tem causado enorme desconforto entre os aplicantes, pois estando ainda aqui no Brasil, as chances de emprego são quase nulas. Desse modo, o EE tem chamado somente aqueles que atendam esses requisitos, portanto, o número de convites a imigração ainda está bem reduzido.

College, uma boa opção?!

No cenário atual, o college surge como uma das melhores, senão a melhor alternativa para imigração. Para casais, então, eu diria a melhor oportunidade. 

E a explicação para isso, meus amigos, é simples. A melhor forma de se conseguir uma permissão e experiência de trabalho é através do estudo, que lhe dá direito ao Post Graduation Work Permit (PGWP), que lhe permite trabalhar legalmente no Canadá, após a conclusão dos estudos, em uma posição qualificada, pelo mesmo período que duraram os estudos, seja graduação ou uma pós graduação. 

Entendidos até aqui?! Ótimo então, prossigamos!

Através do college, você poderá trabalhar 20h semanais e se for casada(o) o cônjuge tem direito a um Open Work Permit desde o seu primeiro dia de aula e assim pode trabalhar em tempo integral, e prover o lar rsrs!

Suponhamos que seu college tenha durado 1 ano. Você então terá 1 ano de PGWP, Se durou 2 anos, você terá até mais 2 ou 3 anos (esse é o período máximo permitido) de PGWP e, portanto poderá trabalhar e aplicar para o pedido de residente permanente através do CEC (Canadian Experience Class). Sugiro sempre um college de no mínimo 2 anos, pois terá de trabalhar no mínimo 1 ano para então aplicar para o CEC. 

O Canadá é um dos destinos mais procurados por estudantes internacionais, devido ser reconhecidamente uma nação que possuí excelente nível de educação, e portanto, oferece excelentes instituições de ensino. É preciso estudar as províncias, o mercado de trabalho, empregabilidade da área de estudo escolhida, custo desse college e qual instituição lhe oferecerá uma estrutura que você possa melhor se adaptar.

Não pretendo aqui citar valores, até porque isso varia muito de curso para curso, de instituição para instituição. Mas para que vocês tenham uma média, tenham em mente que gastarão por ano, entre C$10k a C$17k em média. Digo por ano, porque lá você não paga mensal, e sim, o ano! O ano letivo lá não é como o nosso aqui, mas isso é pano pra outra manga, ou melhor, assunto pra outro post! Existem colleges com valores mais acessíveis, porém, é necessário avaliar um série de fatores, pois normalmente esses que são mais baratos, são em pequenas cidades, com pouca população e menor oferta de trabalho. E portanto, é necessário pensar se vale a pena reduzir um custo de um lado e aumentá-lo de outro!

O Custo para estudantes internacionais acaba sendo um pouco elevado mesmo, mas particularmente acredito valer a pena o esforço. Digo isso não apenas pela chance de imigrar, mas também pela oportunidade de estudar num país de primeiro mundo, com alto índice de desenvolvimento humano e educação de primeira linha! Podemos citar também, a chance de estudar e conviver com pessoas de vários lugares do mundo, que também escolheram o Canadá como destino de estudo! =)

Obviamente estudar em um outro país requer planejamento e muita certeza de que estará disposto a enfrentar esse desafio! Quando eu digo planejamento, quero dizer força de vontade, dinheiro, dedicação, superação, capacidade de se adaptar a coisas novas e diferentes e disposição para estudar muito!!!

Bom pessoal, é isso. Nos próximos dias, postaremos mais sobre colleges, dicas preciosas para quem optou ir através de um college mesmo!

Um abraço e até a próxima!

9 comentários:

  1. Como sempre, ótimos posts sobre esse país maravilhoso. Tb estou cogitando a possibilidade de um college. Vamos ver o q este ano nos reserva ainda :)

    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa...e ai Willian, tudo bem?! Obrigado pelo feedback! Sem dúvida o college é uma boa opção! Sucesso pra você, mano! =)

      Excluir
  2. Legal o post!
    Achei que o CEC estava incluso no EE.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Porcelets. O CEC passa sim pelo EE, mas a aplicação é específica para o CEC, diferente do que seria se fosse aplicar diretamente pelo EE. Um Abraço.

      Excluir
  3. Olá Adriel! Comecei a acompanhar o seu blog hoje e estou achando muito legal, pois já tive informações que ainda não tinha visto!
    Pretendo ir para o Canadá com meu namorado no final de 2016 ou meio de 2017, que até lá será meu esposo! Rs* Isso vai depender de quando se inicia o college que pretendo fazer! A cidade escolhida até o momento é Toronto!
    Sou formada em moda e meu namorado em Eventos! Não tenho muita informação sobre essas áreas lá, a minha acredito que seja boa, pois quando falamos de Moda falamos no mundo todo!'
    Inclusive o curso que quero fazer e Marketing de Moda e inclusive já vi algumas vagas de emprego!
    Mas se poder me falar sobre essas áreas ficarei muito grata!
    Vi em um dos posts falando sobre a entrada no EE que precisa ter 1 ano de experiência de emprego, então aconselham um curso de 2 anos!
    Mas o meu futuro esposo podendo trabalhar desde meu primeiro ano de estudo já não pode dar entrada no EE quando tiver um ano???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Stephanye. Tudo bem?! Primeiramente obrigado por acompanhar o blog =). Fico feliz em saber que estamos ajudando!

      Sobre a sua área em específico, não sei como anda o mercado por lá, mas posso te aconselhar a acessar o seguinte site: http://www.jobbank.gc.ca/home-eng.do;jsessionid=4750B7117DAE29E5F4AAAF5C546078B5.imnav2

      Lá, vai observar um ícone ao lado direito, chamado Outlooks...ele te fornece a possibilidade de pesquisa do mercado de trabalho por profissões e localidades. Tem um ranking de estrelas que indica como é a demanda de cada área!

      Sobre o EE, não é ele que exige 1 ano de experiência para aplicação, e sim o CEC (Canadian Experience Class). O CEC exige ao menos um ano de trabalho numa posição qualificada NOC 0, A ou B do candidato. Seu esposo poderia sim dar entrada no CEC após um ano de trabalho full time, remunerado e que esteja nessa lista do NOC.

      Espero ter ajudado! Um abraço!

      Excluir
  4. Boa tarde!
    Achei muito legal o post! Tenho uma dúvida e não encontro a resposta em lugar nenhum.
    Estou olhando um Curso Co-op de 50 semanas em Vancouver (sendo 24 semanas de aula + 24 semanas de estágio e 2 semanas de tutorial).
    Este tipo de programa é elegível para o Post-Graduate Work Permit?
    Meu marido vai comigo com o Open Work Permit, e temos a intenção de aplicar para o Canadian Experience Class dele, caso não dê certo vou tentar aplicar para o meu, mas para isso precisarei do PGWP.
    Muito obrigada pela ajuda!
    Thábata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thábata. Tudo bem? Espero que sim. Sobre o seu programa de estudo ser elegível ou não ao PGWP, vai depender de alguns fatores, como o a instituição ser uma instituição pública e o curso ser full time, basicamente. Meu conselho, e é o que eu e esposa estamos fazendo é: ela fará um curso de 2 anos, full time, numa instituição pública, pois já garantimos 4 anos dentro do Canadá. Dessa forma, garantimos o PGWP dela e maiores chances de aplicação através do CEC, uma vez que a exigência maior do CEC é ter 1 ano de trabalho full time, remunerado e em um dos NOC 0, A ou B. Ou seja, se você faz um curso de 1 ano, por mais que receba o PGWP, teria que contar com a sorte de nesses 2 anos (contando que pegue o PGWP) seu marido consiga 1 ano de trabalho e aplique pelo CEC ou que você saia da escola e tenha 1 ano de trabalho (o que sinceramente pode ser bem difícil). Então verifique com a sua instituição se ela é pública ou privada e estude a possibilidade de um college de 2 anos! Sucesso para vocês, um abraço!

      Excluir
  5. Oi Adriel,

    Parabéns pelo Blog, as informações são muito úteis!

    Eu e minha esposa estamos na fase da pesquisa sobre o Canada e treino do Inglês. Eu sou programador e ela pretende fazer um College de 2 anos, para que eu ganhe o Open Work Permit. Agora uma dúvida que não achei em nenhum lugar e talvez você possa me esclarecer é: Segundo o CIC, eu ganho o Open Work Permit no mesmo tempo que ela fizer o curso, mas depois do curso dela, ela ainda pode ganhar até 3 anos de PGWP, neste tempo pós curso, eu tambem mantenho o meu Open Work Permit? Ou só vou ter permissão para os 2 anos iniciais do curso? Porque se eu puder ter work permit no tempo que ela ficar estudando e trabalhando, a possibilidade de 4 a 5 anos é um excelente tempo pra depois conseguir fazer o CEC.

    Obrigado!!

    ResponderExcluir