sábado, 28 de julho de 2012

Dicas úteis para realização do IELTS

Bom dia pessoal.


A exatamente uma semana atrás, eu estava acordando em Sampa nesse horário para me preparar e ir realizar o IELTS. Confesso que estou angustiado esperando o resultado da prova. Alguns podem estar achando que estou sofrendo por antecipação, mas somente aqueles que estão em processo sabem como cada passo é importante e sofrido e, a cada etapa passada, você elimina um peso enorme das costas a fim de estar apto para a próxima carga! E cada passo dado com sucesso, é uma batalha ganha a se comemorar!




Sobre as dicas do IELTS, ai vão elas (please, don't make mistakes like me, pay attention for the following advices):


  • Primeiramente, saiba onde é o local do seu teste. Se você não conhece o local, faça como eu, saia antecipadamente. Eu por exemplo, fiz o teste na FAAP, em Sampa. A FAAP ficava a 20 minutos de caminhada do hotel que fiquei hospedado, mas como não sabia exatamente onde era o local, sai  com 1h30min de antecedência e fui pedindo informações e gastei 45 minutos para chegar xD. Ou seja, gastei mais que o dobro do tempo previsto, por não conhecer o local. Melhor chegar antes, pois se possível, você faz o teste adiantado.
  • Só é permitido levar caneta, lápis e borracha para dentro da sala de avaliação (aconselho lapiseira, pois não precisa fazer ponta), portanto evite levar bolsa e/ou coisas de valor com você, pois terá que deixar uma uma sala reservada e o centro examinador não se responsabiliza pelos objetos deixados nesta sala. Aconselho usar sempre lapiseira, pois é permitido e não irá alterar seus pontos e nem será impossibilitado de uma contestação de prova, como é feito nas escolas e faculdades.
  • Sejam rápidos para lerem as questões do READING, e para ganhar tempo, sugiro já ir marcando as respostas na sua Answer Sheet. Foi o que eu fiz e se não tivesse feito, não teria tido tempo de transferir as respostas, pois os textos para ler são enormes, assim como algumas questões.
  • No LISTENING, não marque bobeira. Preste muita atenção, sublinhe as palavras chaves antes de cada áudio iniciar (é dado um tempo de uns 20 a 30 segundos para isso), pois isso irá te ajudar a achar as respostas no áudio. Não marque bobeira, perdeu uma questão, não tente achar a resposta, pule para a próxima, ou então irão perder essa próxima também e irá virar uma bola de neve. Eu perdi uma questão e tentei achar resposta, quando fui me tocar, o áudio já estava 3 questões na frente.
  •  No WRITING tenha atenção no enunciado. Faça tudo o que ele pede e tente não repetir as palavras do enunciado para justificar algum argumento seu. Aqui você tem tempo de sobra para escrever, mas utilizem a Answer sheet logo também, pois não terá tempo de transferir o rascunho depois. O seu maior desafio será ter argumentos para Task 1 que exige 150 palavras e para Task 2 que exige 250 palavras. Dica: pratiquem, pratiquem e pratiquem antes.
  • O SPEAKING é a parte mais tranquila. Os examinadores estão acostumado com todo tipo de candidatos e sabem nem todos se adaptam bem sobre pressão, e por isso, fazem todo o possível para deixar o candidato confortável. Considerei a parte mais fácil. Aqui não tem muito sobre o que eu falar, apenas que é extremamente necessário que o candidato esteja tranquilo, porque senão, vai travar e as respostas não vão sair.
  • Um conselho super importante. Faça contato com os outros candidatos nesse dia. Trabalhe seu network. Eles podem ajudar até no dia mesmo da prova, com dicas, pois muitos já estão ali refazendo ou atualizando o IELTS, sem falar que é mais uma oportunidade real de fazer novas amizades.
Bom, no geral acho que é isso. Estudos e dedicação são ingredientes fundamentais para garantir um bom score.
Alguma dúvida ou pergunta sobre o IELTS? Mande no comentário que responderei o mais rápido possível.

Abraço a todos!



terça-feira, 24 de julho de 2012

IELTS Realizado.

Boa noite, pessoal.

Volto a escrever-lhes para informar que a missão de fazer o IELTS foi cumprida no último dia 21/07/2012.



Como todos sabem, sou morador do Estado do Espírito Santo, e tive que viajar até a cidade/Estado de São Paulo para realizar a prova, pois no meu Estado não tem local que aplica essa prova ¬¬.

Bom, saí do ES na sexta-feira dia 20/07/2012, fiz conexão em Confins e logo após cheguei em SP.
Me hospedei próximo ao local da prova, tendo apenas que fazer uma caminhada de 20 minutos até FAAP (pude ir conhecendo um pouco de Sampa). Eu estava muito nervoso e muito ansioso, e só lembrava de cantar "Don't worry, about a thing. Cause every little thing is gonna be alright" hahahaha.


SPEAKING: Meu Speaking estava agendado para 12:30, eu cheguei na FAAP às 11h55min. Às 12h20min entrei na sala com o entrevistador, ou seja, 10min adiantado. Meu estrevistador não era brasileiro (pelo nome, me pareceu Francês, mas não tenho certeza), seu nome era Pianna Alguma Coisa. O entrevistador foi simpático e me deixou ou pelo menos tentou me deixar confortável. Ele fez perguntas sobre qual era meu tipo de moradia, qual o comodo de meu apartamento eu mais gostava e por que. Expliquei a ele que gostava mais do meu quarto, pois era onde eu podia descansar melhor, era o lugar mais silencioso e confortável. Em seguida me perguntou se eu tinha mais tempo com familiares ou amigos. Eu expliquei que tinha mais tempo com amigos devido meu trabalho e faculdade tomarem muito meu tempo e então consequetemente eu consumia mais tempo com amigos. Ele me fez uma pergunta que eu não tinha entendido e então pedi a ele para repetir e explicar o que queria dizer, pois não fazia sentido para mim. Então ele gentilmente repetiu e explicou o que era e foi bem tranquilo responder. Não há problema uma vez ou outra pedir que o entrevistador repita a questão. Essa foi a primeira parte.

Na segunda parte ele me deu um tema para falar por 1 ou 2 minutos e o tema era "Estilo Musical Popular no Brasil". Eu precisava escolher um grupo ou cantor famoso desse estilo e falar sobre eles, o por que eles eram famosos e quem ouvia o som deles. Aqui eu desandei. Eu escolhi falar sobre "sertanejo" e "Zezé de Camargo e Luciano", pois foram os primeiros que eu lembrei (lembro aos senhores(as) que eu curto o bom e velho Rock'n Roll). Eu tentei explicar que o sertanejo era um ritmo muito escutado no Brasil e que Zezé de Camargo e Luciano eram muito famosos, pois eles foram um dos primeiros grupos a tocarem sertanejo romântico e que praticamente todos no Brasil gostavam deles e fim. Minhas palavras tinham acabado, e ai desesperei. Então lembrei de dar um exemplo da minha mãe, que ela era fã, e que gostava de todas as músicas e então inventei umas umas histórias, tipo que ela ouvia eles o dia inteiro e que depois que eu casei dei graças a Deus de não ter que ouvir mais, porque eu não gostava (e nessa hora, arranquei umas risadas do entrevistador). Logo em seguida ele disse que era o suficiente. O problema é que isso foi explicado num inglês cachorro, visto que eu estava tenso e nervoso, pois só lembrava que eu tinha vindo de tão longe para fazer somente isso e que se falhasse seria muito dinheiro e tempo investidos "em vão".

A terceira parte foi rápida, ele me perguntou sobre tecnologias no mundo da música, como por exemplo, players de músicas, o que eu achava e o eu esperava de novas tecnologias. Logo após se despediu e desejou-me sorte para as outras etapas.

LISTENING: O listening foi bem complicado. Foram vários assuntos, tais como, uma garota pedindo informações sobre cursos em uma faculdade, conversa entre dois biólogos sobre abelhas (origem, alimentação, hábitos) depois era um monólogo, uma mulher dando informações sobre comidas e setores de um mercado municipal.

READING: Não foi tão complicado, o problema maior foram os longos textos em conjunto com o tempo para responder.

WRITING: Tive que fazer a carta estilo complaint, onde havia recebido uma carta de um editor de um jornal, falando sobre uma competição que eu havia me inscrito, ganhado e que eu deveria retirar o prêmio. O problema era que o editor não havia informado qual o prêmio deveria ser retirado, e eu deveria escrever uma carta informando qual era a competição que eu havia me inscrito e perguntar do prêmio, e o que eu gostaria que ele fizesse. Eu meio que estraguei essa tarefa, uma vez que cometi um erro estúpido em confundir a palavra prêmio com a palavra prazo e ai fiz uma carta cobrando prazo e não prêmio. ¬¬.

A task 2, eu tive que falar sobre porque atualmente tantas pessoas deixam suas cidades para viverem em outros locais. Quais eram os motivos disso, e quais os aspectos positivos e negativos. Bom, eu dei o motivo principal sendo a globalização e argumentei sobre. Resumindo, não gostei muito do meu desempenho aqui.

Bom, o que tenho a dizer sobre a prova: é muito, mas muito difícil mesmo.

Depois posto dicas, quando eu estiver mais entusiasmado.

Bom, agora é esperar o resultado. Se eu tirar um overall 4.0 ficarei contente.

Abraço a todos.

terça-feira, 10 de julho de 2012

11 dias para o IELTS

Boa noite pessoal.

Hoje faltam 11 dias para o temido grande dia! Acreditem, estou muito mais nervoso do que antes.

Não tenho certeza se minha preparação foi suficiente, nos últimos 15 dias não tive muito tempo para estudar devido a mudança de trabalho.

Nos meus estudos vi e treinei muitas técnicas que auxiliam na hora da execução da prova. Espero sinceramente que tenha sido o suficiente, uma vez que não ficaria nada feliz em ter que dispender mais R$440,00 para realizar outra prova e também pelo fato de eu querer e precisar me focar no francês. xD

Bom, agora, o que tenho a dizer é que irei continuar a treinar e estudar até o último minuto possível antes da prova.

Fiz alguns simulados e não achei muito ruim. De acordo com os simulados, tiraria um Overall 5.5 ou 6.0. Confesso que se eu tirar um 5.0 já está de bom tamanho!!!! hahaha

Provavelmente, eu só voltarei aqui após a prova para contar como foi. 

Acho que é isso pessoal, apenas compartilhar um pouco do meu nervosismo com vocês hehe. Tenham todos uma excelente semana.

Abração!!!!