sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval

Boa noite pessoal! Como estão?

Passando aqui apenas para desejar um excelente carnaval a todos!
Divirtam-se, porém com responsabilidade!

Um forte abraço!
Deus abençoe!

PS: Em off pelos próximos 5 dias!!!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dica de Inglês - Pensando como um nativo

Boa tarde pessoal.

Continuando com as dicas de inglês, irei agora passar uma dica prática pra todos aqueles que estão estudando inglês já há algum tempo, ou mesmo para os que estão começando, sobre como pensar em inglês, que no meu ponto de vista, e o que dificulta mais o aprendizado.



Certa vez estava conversando com um amigo que já possui fluência no inglês, e comentei com ele "cara, acho que o mais difícil é a gente organizar as palavras, pois primeiro tenho que pensar em português para depois falar em inglês...". Ele me deu a seguinte resposta "você tem feito como todos fazem inicialmente, e é normal isso, porém, você precisa pensar como nativo, ou seja, pensar em inglês".

Eu pensei, "ah, bacana. E como fazer isso"?

Eis que vieram as dicas.

Por exemplo, quando você vai aprender a cozinhar, tem que cuidar de várias panelas ao mesmo tempo no fogão. Dependendo, precisa preparar um tempero diferente para cada comida, adicioná-lo no tempo certo e da forma correta para cada tipo de comida. Tem que prestar atenção no tempo, se o fogo está alto ou baixo, se tem água suficiente no arroz e no feijão por exemplo, sem contar a atenção para as outras coisas nas outras panelas. É praticamente impossível dar conta de tudo isso quando está iniciando na arte da gastronomia...rsrs. Mas ai vem a prática diária, e com um certo tempo, bingo! Eis que você faz tudo praticamente de forma automática!

Com o aprendizado de um novo idioma, é assim que funciona também. No início parece uma tarefa super complicada e impossível de ser dominada, mas com o passar do tempo e a prática diária dos estudos, esse cenário muda, e você começa a pensar como "um nativo". Não precisará mais pensar em português e só depois lembrar das palavras em inglês. Tudo será feito simultaneamente! =D

Com o passar do tempo e a pratica diária seu cérebro absorve tudo que você tem estudado como conhecimento permanente, ou seja, quanto mais você praticar, mais seu cérebro vai reter conhecimento.

Por exemplo, observe o seguinte dialogo?

-How are you?
-I'm fine. Thank's. And you?
-I'm fine!

Agora responda, você parou para pensar e traduzir esse diálogo? Tenho certeza que não. Sabe por que? Seu cérebro está acostumado com essas expressões desde que vocês ouviram falar sobre inglês a primeira vez, e essas expressões então, já se tornaram conhecimento permanente.

Portanto a dica é, pratique, pratique, pratique e pratique!

Costumo usar a seguinte expressão "No Pain, No Gain", algo do tipo "Sem Dor, Sem Ganho". Ou seja, sem esforço, não terá recompensa alguma. Portanto, corra atrás do seu objetivo de aprender um idioma.

Uma boa forma de você praticar o inglês é unir o que você gosta de fazer ao seu aprendizado, como por exemplo, ouvir músicas em inglês, assistir filmes e seriados com audio e legendas em inglês (tá ok, pode usar legenda em português no início), escrever, ler livros e websites em inglês, conversar, e o que mais você puder fazer!

Para ajudá-los nesta empreitada, segue alguns excelentes sites que servirão como auxílio:

English Café: referência mundial no aprendizado de inglês: 

Livemocha: maior Rede Social para aprendizado de idiomas. São mais de 32 idiomas disponíveis, com um vasto conteúdo gratuito, onde você recebe auxílio dos demais membros no aprendizado, o que facilita bastante: 

BBC Learning English: a famosa rede britânica, BBC possui um canal para aqueles que querem aprender inglês: 

Englishclub: pouco atrativo, mas com muito conteúdo:

EngVid: um vasto conteúdo de videos explicativos em inglês: 

British Council: um site muito bom, com vasto conteúdo:  

ESLPod: um vasto material com podcasts bem didáticos: 

English Central: excelente plataforma para aprendizado online, onde você pode aprimorar a pronúncia através de gravações que você mesmo pode realizar: 














sábado, 11 de fevereiro de 2012

Dica de Inglês - Cognatos

Hey Guys! Good Evening!

Bom, hoje vou trazer para vocês uma dica muito simples, porém muito útil no entendimento e aprendizado do idioma inglês.

Alguém já ouviu falar em cognatos? Creio que alguns já tenham ouvido falar e até mesmo estudado, mas acontece que muitos não sabem como associar isso ao estudo do idioma inglês.

Primeiramente, devemos entender que os cognatos auxiliam principalmente no Reading, Writing and Listening, o que já é uma ajuda e tanto! Porém, vale ressaltar que o que vou passar aqui, é uma de muitas técnicas que existem para o auxílio do aprendizado.

Cognatos são palavras que possuem escrita semelhante, assim como seus respectivos significados. Isso ocorre, porque as palavras cognatas originaram-se da língua latina. A dica que irei passar, baseia-se na técnica de inferir significado nas palavras através da dedução dos cognatos, a partir de um conhecimento prévio sobre o assunto a ser abordado.

Entendam pessoal que para vocês lerem e compreenderem um texto que tenha por exemplo 250 palavras, não significa que você tenha obrigatoriamente que entender as 250 palavras. Na verdade, assim como no português, o que você precisa, é entender o contexto. Assim sendo, se você for ler sobre um assunto que você já tenha um pré conhecimento, ficará muito mais fácil ainda o entendimento. 

Por exemplo, leiam esse pequeno texto a seguir: 

"Canada is a spectacular country that has a unique beauty, is safe, peaceful, just, well organized and has a hospitable population that is among the better educated. It has one of the highest living standarts in the world, bringing together unique natural beauty, well defined seasons and people extremely lovely, receptive and tolerant."


Primeiramente, analisemos o texto em busca dos cognatos. Anote os em um editor de texto ou então nos comentários. 

Agora, veja se faz sentido para você o texto, tentando reescrevê-lo em português. Observem que não estou pedindo a tradução do texto, e sim a compreensão do texto.

Feito isso, algumas perguntas a respeito do texto para que as respondam:

1- Como o país é descrito?
2- Como a população do país é descrita?
3- O que o texto revela sobre as estações do ano?

Espero que tenham gostado da dica pessoal. Peço que deixem os comentários a respeito do que vocês acharam. Deem suas opiniões para que eu possa melhorar sempre. O Feedback de vocês é muito importante para mim.

Um abraço.
Bye!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Toronto

Boa tarde pessoal.
Conforme prometido, inicio agora uma série de matérias para falar sobre as cidades, e a nossa primeira cidade será Toronto.

INFORMAÇÕES GERAIS
Toronto é a capital da província de Ontário, e fica localizada as margens do Lago Ontário. Possui cerca de 4.3 milhões de habitantes, sendo a 5ª maior cidade da América do Norte e é considerada também a mais multicultural do mundo, tendo mais de 80 etnias falando cerca de 50 idiomas diferentes.

Toronto é considerada umas das cidades mais limpas e seguras da América do Norte e conhecida pela cordialidade de seus habitantes. Possui as estações do ano bem definidas, com temperaturas que podem proporcionar um verão bem quente e um inverno bem rigoroso.

Na educação, destaca-se por possuir as principais universidades e escolas de inglês do país.
Sua região metropolitana, abriga cerca de 5 milhões de habitantes e, é o principal centro industrial e financeiro do País!

A rua mais comprida do mundo é a Yonge Street, e está localizada em Toronto. Toronto também possui a mais alta estrutura livre do mundo, a CN Tower, que possui 533 metros de altura.



FONTE: Canada Para Brasileiros.